NÃO! Não é uma tendência!
Vou começar dizendo que nenhum conceito ligado a ecologia ou a sustentabilidade são tendências, mas uma obrigação que temos para com o planeta e com os seres que aqui habitam e os que habitarão! É uma questão de consciência e que, se não temos, precisamos adquirir!
Lets talk about
Antes de iniciar qualquer discussão é importante dizer que o intuito dessa publicação não é transformar seu casamento numa festa hippie ou “eco-chata”, mas de mostrar que pequeninos detalhes fazem uma diferença enorme quando pensamos no todo!
O primeiro passo é saber que a sustentabilidade não está somente relacionada a aspectos ambientais como muitos pensam, mas apoiada em três pilares: Econômico, social e ambiental que montam o chamado tripé da sustentabilidade que diz que para algo ser sustentável tem que ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.
É possível ter um casamento sustentável?
Desculpem, mas não basta tirar as forminhas dos doces e os descartáveis da festa, para ter um casamento sustentável teríamos que pensar no processo como um todo, desde a escolha dos fornecedores e os processos de sua empresa até a preocupação com o destino do lixo gerado pelo casamento.
Nada é completamente sustentável, mas o conjunto de ações tomadas para minimizar o impacto dos casamentos são de grande valia!
SOCORRO!
Sim, isso pode ser muita coisa pra quem não vive essa realidade, mas não se assuste! As vezes as coisas parecem muito mais complicadas do que realmente são e vou tentar, aos poucos, abrir alguns horizontes pra vocês, senão isso vai virar um livro porque eu falo demais!
E não queremos que você gaste as solas do sapato buscando um espaço que tenha um banheiro de baixo fluxo, mas já que escolheu um lugar maravilhoso proporcionado pela natureza da terra, por que não contribuir? Você pode fazer uma porção de “favores” ao meio ambiente sem sacrificar seu orçamento, sonho ou sanidade, rs.
Confira nossas dicas e tenha certeza que é fácil fazer diferença!
DICA 1: O que é TERMINANTEMENTE PROIBIDO:
DICA 2: Saiba escolher seus fornecedores
A escolha dos fornecedores do casamento fazem uma diferença enorme se o seu propósito é ter um eco wedding, um eco friendly ou um casamento sustentável como quiser chamar e eu explico porquê!
O primeiro passo se você quer um casamento consciênte, primeiro procure fornecedores que vivam essa filosofia ou que estejam dispostos a mergulhar nessa aventura com você! Isso serve para fornecedores de qualquer natureza! Do convite à lembrancinha no final da festa!
Fomentando a economia local
Se você escolheu fazer um destination wedding, por que não pensar em fomentar a economia local contratando fornecedores da região pra fortalecer o mercado de casamentos local?
Dentre as vantagens de ter fornecedores locais é que você reduz o gasto com frete e, consequentemente, baixa a emissão de carbono do seu casório, o risco de perdas, atrasos ou acidentes no percurso também caem MUITO , podem te orientar melhor por estarem habituados às condições climáticas e de tráfego na temporada por conhecerem a região além de terem mais facilidade em resolver problemas que venham a acontecer no dia do casamento, dentre outras cositas mais.
Aqui no Litoral Norte temos fornecedores incríveis e completamente capacitados a executar um casamento com perfeição! Se não encontrar o que procura, tudo bem! O dia é seu!
Mais sustentabilidade com 3 perguntas:
Se você está buscando um casamento consciente, como eu gosto de chamar, por que não contratar fornecedores que, preocupados em ter responsabilidade socioambiental?
Isso é bastante considerável quando pensamos, por exemplo, no hotel onde irão hospedar seus convidados, o espaço pé na areia que escolheram pra se casar… são responsáveis pelos efluentes que produzem?
Outro fator que pode ser considerado é que, hoje em dia, muitos lugares já contam com sistemas de recaptação de água da chuva e de energia solar.
Você pode se preocupar não só com os resíduos gerados pela festa do casamento, mas pelo casamento como um todo. Como é feita a coleta de lixo do hotel, do espaço, do buffet, do bar, da produção dos doces?? Fazem coleta seletiva? Encaminham o lixo reciclável para cooperativas de reciclagem que ajudam a gerar renda para populações menos favorecidas (responsabilidade social)? Se for abusada, ainda dá pra perguntar se tem composteira, rsrs. Infelizmente eu não tenho composteira e nem tempo pra isso, rs, mas gostaria muito!
Quem são os seus fornecedores? Você preconiza comprar de pequenos produtores? Fornecedores locais? Tipo o peixe do pescadô, a fruta do plantadô? Seus funcionários são locais? Pode parecer bobagem, mas não é não!
Veja como 3 simples perguntas podem deixar o seu casamento MUITO mais responsável, consciente, sustentável… Ah, Maria, E SE o lugar que eu quero e mais gostei não fizer nada disso? TUDO BEM! Seja leve! Não se preocupe demais! No fim dá tudo certo e uma coisa não anula a outra!
Bem, acho que aqui temos boas dicas pra você começar! São tantas informações e tanta coisa legal que é possível fazer que passaríamos a vida aqui conversando sobre isso. Tentei falar num aspecto geral, mas aos pouquinhos, vamos falando mais especificamente sobre os diferentes setores que montam um casamento e as particularidades e possibilidades de cada um.
Qualquer colocação ou correção, estamos sempre abertos a evoluir!
Ciao!